20/08/2014

O REI ESTÁ TE CHAMANDO SAIA DE LO-DEBAR

TEXTO: 2 Samuel 9:1-13
INTRODUÇÃO: A Bíblia fala que o Rei Davi fez um pacto com Jônatas, filho de Saul, comprometendo-se a demonstrar BONDADE À FAMÍLIA DELE – “Se eu continuar vivo, seja leal comigo, com a lealdade do Senhor; mas se eu morrer, JAMAIS DEIXE DE SER LEAL COM A MINHA FAMÍLIA, mesmo quando o Senhor eliminar da face da terra todos os inimigos de Davi.” I Sm 20.11-23.
 Anos mais tarde, Jônatas já havia falecido e DAVI LEMBRA DA PROMESSA FEITA Á JÔNATAS: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?”
Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul que houve o rei Davi dizer: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?” Ziba responde: “Ainda há um filho de Jônatas, ALEIJADO DOS PÉS.” 2 Sm 9.3b
A história bíblica então diz que “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés; era de idade de cinco anos quando de Jezreel (planície onde se travou a batalha entre Israel e os Filisteus) chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando ela a fugir, ele caiu, e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.” 2 Sm 4:4.

1. SEU NOME ERA MEFIBOSETE
1. Naquela época havia pouco conhecimento de ortopedia, os ossos daquela criança cicatrizaram de forma errada, por isso seus pés cresceram deformados.
2. O nome Mefibozete em hebraico é composto por duas palavras; a primeira significa: “despedaçado”, e a segunda: “vergonha”.
3. Creio que o ESPÍRITO SANTO registrou essa história para revelar nosso estado decaído vergonhoso. O nosso coração despedaçado pelo pecado, envergonhado diante de Deus e dos homens.

2. O REI PERGUNTA “ONDE ESTÁ ELE?” “Na casa de Maquir, ...em Lo-debar.” 2 Sm 9.4
1. Mefibozete era filho de Jônatas, neto de Saul e provavelmente, estava na linhagem real. Nasceu para ser príncipe, mas atualmente vivia no deserto.
2. Lo-Debar é um lugar seco e árido, onde nada se planta e nada se colhe. É um lugar de desolação, solidão, depressão, tristeza, e, de fato, um lugar de fuga.
3. Não fomos criados para morar no deserto, mas, quando cedemos espaço em nossas vidas para aquilo que está FORA DA VONTADE DE DEUS, inevitavelmente, passamos a morar em Lo-Debar.

3. MEFIBOSETE PERANTE O REI: SURGE UMA NECESSIDADE: CURAR SUA AUTO-ESTIMA! “quem sou eu para teres olhado para mim, eu que sou apenas um CÃO MORTO.” 2 Sm 9.8
1. Quando o Rei Davi o procurou para fazer-lhe bem ele disse ao rei: “na verdade não passo de um cão morto; não mereço receber nada de Deus.” Um homem com auto-imagem negativa, não percebe que é Co-herdeiro de Deus com Cristo.
2. Mefibozete teve sua auto-imagem destruída pelas circunstâncias em que ele passou a viver. É como se dissesse: - “já tentei mudar o meu andar de todas as formas, já tentei sair desta vida de sequidão, mas não consigo. Eu não tenho nenhum valor. Não passo de um cachorro morto.”
3. O pecado transtorna tanto o ser humano que o torna desprezível aos seus próprios olhos, incapaz de perceber que em Jesus CRISTO ele se torna uma NOVA CRIATURA. Por isso que ele foi morar muito longe das terras reais dos seus pais, foi morar em LO-DEBAR.

NINGUÉM PODE ESTICAR SOZINHO OS PRÓPRIOS PÉS ALEIJADOS.
NÓS PRECISAMOS DO MÉDICO JESUS DE NAZARÉ!
 4. QUE LIÇÕES PODEMOS TIRAR HOJE ATRAVÉS DE DAVI E MEFIBOZETE?
1. DAVI – REPRESENTA O SENHOR JESUS CRISTO que, por causa da NOVA ALIANÇA baseada no Seu próprio sangue, decidiu usar de BONDADE, AMOR E GRAÇA para conosco. Davi foi bondoso com Mefibozete, não porque o filho de Jônatas fosse merecedor de honras, deficiente físico, ou privilégio social, mas apenas POR CAUSA DA ALIANÇA firmada com o filho de Saul. “...por causa de minha amizade com Jônatas?”
2. MEFIBOSETE – REPRESENTA O HOMEM PECADOR, O homem fora criado por Deus para ser rei, mas vive na miséria isolado em Lo-debar, com os pés quebrados, mas saiba que...
3. HOJE, O NOSSO REI JESUS, QUER USAR DE BONDADE para conosco, não porque sejamos merecedores, mas POR CAUSA DA NOVA ALIANÇA FIRMADA C/ O SANGUE VERTIDO NO CALVÁRIO!

A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE MEFIBOZETE ERAM OS SEUS PÉS ALEIJADOS.
PÉS NA BÍBLIA APONTAM PARA O NOSSO CAMINHAR!
 5. SE ABRIGARMOS O PECADO EM NÓS TEREMOS O MESMO CAMINHAR DE MEFIBOZETE:
1. Em 1º LUGAR, alguém com o caminhar defeituoso NÃO ANDA NORMALMENTE. Quando há pecado em nossas vidas, andamos cabisbaixos, incapazes de olhar para o céu, por causa da vergonha.
2. Em 2º LUGAR, alguém com o andar defeituoso NÃO CONSEGUE ANDAR TANTO QUANTO OS OUTROS; É perceptível como o pecado na nossa vida drena nossas forças e nos faz incapazes de avançar normalmente como os demais.
3. Em 3º LUGAR, ALÉM DE ATRASAR OS OUTROS, NÃO CONSEGUE CHEGAR ATÉ ONDE OS OUTROS NORMALMENTE VÃO. E atentem bem, estou falando de deficiências espirituais. Ex: Miriã, a irmã de Moisés, que foi colocada fora do arraial.

6. OS QUATRO SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS DE SE ASSENTAR À MESA DO REI:
Mefibozete comeu pão assentado na mesa do rei, “COMO SE FOSSE um dos filhos de Davi” (v.11). Nós, porém, nos assentamos à mesa do Senhor, porque FOMOS FEITOS DE FATO FILHOS DO REI!

1. RECEBER HONRA REAL – Rostos tristes, deprimidos, deficientes físicos, não eram permitidos entrar na presença do Rei. Ester 4:2 diz ”...e chegou ate a porta do rei, porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.” Você pode fazer idéia do que isso representava para alguém que se via como um cão morto? Não somos mais cães mortos, somos Co-Herdeiros do Reino, em Cristo!

2. DESFRUTAR DA COMUNHÃO DO REI – É estar bem próximo do Senhor, é sentir o bater do seu coração, é desfrutar da abundância da sua provisão. É comer e beber do melhor. A Palavra de Deus diz em Isaias 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” Mas, muitos recusam o maravilhoso convite da Graça. Querem continuar vivendo em Lo-Debar.

3. OS PÉS ALEIJADOS SÃO ENCOBERTOS – A mesa simboliza A AÇÃO DO SANGUE DE JESUS NA NOVA ALIANÇA. Pois quando estamos assentados à mesa, ninguém vê os pés uns dos outros! Assentados à mesa todos somos iguais, até mesmo o mais terrível pecador, com os pés mais deformados, passa a ser sadio. Deus não quer olhar para os nossos pés tortos, pois Ele já fez a provisão completa pelo SANGUE DE JESUS.

4. DIETA APROPRIADA FAZ MUDAR A IMAGEM DE SI MESMO – A Bíblia nos mostra que nós somos mudados pela nossa dieta. Aquilo que comemos, passa a fazer parte do nosso organismo, daí a dieta apropriada nos faz mudar a auto-imagem negativa que temos de nós mesmos. E na mesa do Rei que os alimentos mais saudáveis, mais apropriados, os mais excelentes são servidos. Aqui está a maravilhosa obra do Senhor Jesus Cristo na cruz.
COMER DIARIAMENTE À MESA DO REI É A MANEIRA DE DEUS NOS TRANSFORMAR E CURAR OS NOSSOS PÉS.
“Em breve o Deus de paz, esmagará a satanás debaixo dos vossos PÉS.”

7. DE CÃO MORTO EM LO-DEBAR A FILHO DO REI EM JERUSALÉM: “Então Mefibozete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre á mesa do rei.” 2 Sm 9.13
1. Por amor a Jesus, que morreu por nossos pecados, Deus nos chama de Lo-Debar para o Seu palácio onde, por amor de seu filho, ele nos oferece SUA MESA.
2. Na mesa do rei está todo O SUPRIMENTO QUE NECESSITAMOS. Somos tratados como filhos e a única coisa que temos que fazer é comer da mesa do rei. Nos alimentarmos da Sua Palavra, em sua presença, todos os dias de nossas vidas!
 CONCLUSÃO: O Rei dos Reis, Jesus Cristo, veio hoje ao nosso encontro em Lo-Debar, para nos levar para Jerusalém, a cidade do Grande do Rei, e também veio nos restituir tudo aquilo que perdemos ou que o inimigo nos tenha roubado. Ele quer usar de bondade para conosco e nos levar para Jerusalém, onde está O MELHOR DE DEUS. A mesa já está posta, venha assentar-se à mesa do Rei!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥